Saúde
Testes de gravidez estão disponíveis nas Unidades de Saúde de São Cristóvão a partir desta quinta (28)
Mulheres em idade fértil que apresentem atraso menstrual e que integram a Rede Cegonha podem receber, a partir desta quinta-feira (28), os Testes Rápidos de Gravidez (TRG) gratuitamente. Ao todo, são 960 testes que estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município de São Cristóvão, na Grande Aracaju.
De acordo com a prefeitura de São Cristóvão, os testes serão ofertados à mulher adulta, jovem, adolescente ou à parceira sexual pelas equipes de Atenção Básica e poderão ser realizados dentro ou fora da unidade de saúde, respeitando o direito de autonomia e sigilo de quem procura o serviço.
Segundo a referência técnica em Saúde da Mulher, Juliana Silveira, o profissional de saúde deverá ofertar ajuda para realização do teste, caso a pessoa deseje, além de realizar o acolhimento à usuária desde a procura até o pós-teste.
A profissional alerta ainda para os riscos da relação desprotegida. “Deve ser facilitado o acesso ao TRG, com respeito e atenção específica às adolescentes, devido às singularidades da faixa etária. Independentemente do atraso menstrual, todas as mulheres que relatem exposição à relação sexual desprotegida podem e devem realizar testagem para IST (sífilis, HIV, hepatites B e C)”, afirmou Juliana Silveira.
A Rede Cegonha, estratégia implementada em 2011 pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de estabelecer uma oferta de cuidados que assegure às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério. Além disso, busca assegurar à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento saudável.
Leia os termos de uso