Saúde


Usuários de UBS da Zona de Expansão denunciam falta de médicos


Publicado 03 de fevereiro de 2022 às 12:58     Por Dhenef Andrade     Foto Leitor AjuNews

Pacientes atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) João Bezerra, no Mosqueiro, Zona de Expansão de Aracaju, entraram em contato com o Ajunews, nesta quinta-feira (3), para reclamarem da falta de médicos na unidade. Segundo eles, há apenas um profissional responsável pelas consultas. Diante da alta procura, há demora e superlotação na recepção da unidade. Outra queixa dos usuários é que não há atendimento pediátrico na unidade há quatro meses.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Saúde de Aracaju (SMS) confirmou a informação de que há um médico na UBS, mas que já está em processo de conclusão de contratação de outro profissional. A pasta informou que a lacuna no atendimento foi ocasionada pela saída do segundo médico, por opção do próprio, há duas semanas.

Sobre o pediatra, a SMS informa que essa é uma especialidade regulada e que o pediatra que atende na João Bezerra atua na UBS Niceu Dantas, localizada também na Zona de Expansão. “Para ter acesso às consultas pediátricas, o responsável precisa levar a criança até a unidade mais próxima de sua residência, onde passará por uma consulta com um clínico geral. Caso haja necessidade, a criança é encaminhada e regulada para o pediatra da UBS de referência da região”.

A SMS reforça que usuários podem utilizar o ‘filômetro’, ferramenta criada pela Prefeitura de Aracaju para orientar a população sobre a situação das filas nos hospitais municipais e UBS.

Leia mais
Covid-19: Apenas 11 municípios sergipanos têm 75% da população vacinada com a 2ª dose, aponta SES



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso