Saúde
Usuários de UBS da Zona de Expansão denunciam falta de médicos
Pacientes atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) João Bezerra, no Mosqueiro, Zona de Expansão de Aracaju, entraram em contato com o Ajunews, nesta quinta-feira (3), para reclamarem da falta de médicos na unidade. Segundo eles, há apenas um profissional responsável pelas consultas. Diante da alta procura, há demora e superlotação na recepção da unidade. Outra queixa dos usuários é que não há atendimento pediátrico na unidade há quatro meses.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Saúde de Aracaju (SMS) confirmou a informação de que há um médico na UBS, mas que já está em processo de conclusão de contratação de outro profissional. A pasta informou que a lacuna no atendimento foi ocasionada pela saída do segundo médico, por opção do próprio, há duas semanas.
Sobre o pediatra, a SMS informa que essa é uma especialidade regulada e que o pediatra que atende na João Bezerra atua na UBS Niceu Dantas, localizada também na Zona de Expansão. “Para ter acesso às consultas pediátricas, o responsável precisa levar a criança até a unidade mais próxima de sua residência, onde passará por uma consulta com um clínico geral. Caso haja necessidade, a criança é encaminhada e regulada para o pediatra da UBS de referência da região”.
A SMS reforça que usuários podem utilizar o ‘filômetro’, ferramenta criada pela Prefeitura de Aracaju para orientar a população sobre a situação das filas nos hospitais municipais e UBS.
Leia mais
Covid-19: Apenas 11 municípios sergipanos têm 75% da população vacinada com a 2ª dose, aponta SES
Leia os termos de uso