Saúde
Vacinação em escolas e creches particulares de Aracaju é iniciada nesta quarta (19)
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou a vacinação nas escolas e creches particulares da capital, nesta quarta-feira (19). A primeira instituição a receber as equipes de vacinação encontra-se localizada no conjunto Orlando Dantas, no bairro São Conrado, região onde a cobertura contra a poliomielite não atingiu nem 50%.
De acordo com a gestão, até o momento, 19 instituições particulares de ensino já efetuaram cadastros, e 15 delas já agendaram horários com as equipes da SMS. Além da vacina de prevenção contra poliomielite, também estão sendo aplicadas as doses de imunizantes contra covid-19 e influenza.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, um levantamento realizado pela pasta identificou que o bairro São Conrado apresenta uma cobertura vacinal contra poliomielite de apenas 42%, menor, até mesmo, do que a taxa municipal, de 68%, esta que já é considerada muito baixa. A meta do Ministério da Saúde é atingir o percentual de 95% de vacinação e, por isso, a Prefeitura tem criado inúmeras estratégias visando alcançá-la.
“Entendemos que essa baixa cobertura se deve a um dos fatores que, talvez, seja a dificuldade de os pais levarem as crianças às Unidades Básicas de Saúde, seja por questões de trabalho ou qualquer outro motivo. Então, realizamos a vacinação nas escolas municipais e estaduais e, agora, iniciamos, também, nas particulares. Desde a semana passada, criamos um formulário onde essas escolas efetuam seus cadastros e, em seguida, nós entramos em contato para articular o planejamento das ações. Lembrando que é preciso que os pais autorizem previamente para que possamos vacinar as crianças”, salienta Waneska.
Além dos alunos, a vacinação também atende pais, professores e funcionários das escolas que estejam com a vacinação atrasada. “Estamos fornecendo a vacina contra pólio para crianças de 1 até menores de 5 anos, a segunda dose de influenza para as crianças que têm indicação de duas doses e que já tomaram a 1ª, e a vacina contra covid-19 para crianças e adultos que estiverem com pendências”, pontua a secretária.
De acordo com Waneska Barboza, a gestão fará um acompanhamento especial dos cartões de vacina das crianças vacinadas nas escolas particulares. “Queremos identificar sempre que tiverem pendências ou atrasos de vacinas de rotina dos estudantes para comunicar aos pais. Enviaremos um documento assinado pelo enfermeiro da equipe, para informar ao responsável sobre qual vacina está atrasada e com as recomendações necessárias para que os pais procurem a UBS mais próxima de sua residência para atualizar o cartão desta criança”, ressalta a gestora.
O processo de cadastro é iniciado através do preenchimento de um formulário, que está disponível por meio do link . A instituição de ensino deve informar e-mail, nome e endereço da escola, assim como nome do responsável e telefone para contato. “A SMS entrará em contato com a escola para agendar o dia e horário para que a campanha vá até a unidade, bem como enviaremos os documentos que devem ser encaminhados aos pais, para a autorização da vacinação”, destacou Waneska.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital estão à disposição para vacinar contra pólio e covid-19, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Já os pontos instalados nos três shoppings de Aracaju (Riomar, Jardins e Parque Shopping) funcionam de segunda a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 8h às 16h.
Para outras doses que completem o esquema vacinal é importante buscar uma UBS para avaliação do cartão de vacinação.
Leia os termos de uso