Saúde


Varíola dos macacos: Saúde de Sergipe encaminha alerta a profissionais


Publicado 31 de maio de 2022 às 09:20     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / Google Street View

A Secretária de Saúde de Sergipe, Mércia Feitoza, afirmou, nesta terça-feira (31), que tem alertado todos os profissionais sobre a situação da Varíola dos Macacos. De acordo com Feitoza, notas técnicas sobre como identificar casos suspeitos estão sendo repassados. O Ministério da Saúde confirmou três casos suspeitos no país até o momento.

“Temos acompanhado diariamente, todos os informes do Ministério da Saúde são condensadas e enviadas aos profissionais. É o alerta. Assim como alertamos para os casos de hepatite de causa desconhecida, a gente também está alertando para isso. Então toda a condição de caso suspeito tem que ser notificado a SES”, afirmou a secretária.

A nível nacional, os três casos estão sob monitoramento do MS e das secretarias do Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios inchados, calafrios e exaustão.

Entre 1 a 3 dias após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

Leia mais
Planos de saúde individuais têm aumento histórico de até 15,5%



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso