Turismo


Comerciantes se preparam para aquecimento das vendas durante festejos juninos


Publicado 23 de maio de 2024 às 08:46     Por Redação AjuNews     Foto Igor Matias / Governo de Sergipe

O mês de junho se aproxima e a decoração típica já toma conta das casas, ruas e estabelecimentos comerciais. O ‘país do forró’ se enfeita para a programação intensa de 60 dias de evento promovido pelo Governo de Sergipe, resultando em um aquecimento da economia local. Por todo o estado, o comércio se prepara para os festejos juninos: dos vendedores ambulantes às grandes lojas, dos profissionais autônomos aos empresários, todos vislumbram a movimentação do período para fazer uma boa renda.

Na área dos Mercados Centrais, em Aracaju, é possível observar o espírito junino se espalhando. Enquanto as bandeirolas coloridas começam a ser penduradas, as barracas estão cada vez mais paramentadas com diversos produtos típicos da época: vestidos rodados, camisas xadrez, chapéus de palha e as famosas ‘priquitinhas’, sandálias típicas de couro.

Se engana quem pensa que a preparação das lojas para o São João começa na véspera dos festejos. A vendedora Clévia dos Santos, 58 anos, comercializa no mercado há mais de duas décadas, ela relata que vem comprando os produtos desde o Carnaval. “Já estou trabalhando nisso há três meses, acreditando nas vendas e que elas vão estourar, porque todo ano, no São João, a gente vende bem, especialmente as ‘priquitinhas’”, afirma.

A força do São João supera até mesmo outras datas comerciais, o que pode surpreender aqueles que não conhecem a força da cultura regional. Segundo confirma Alceu Lins, 66 anos, também vendedor na área dos mercados. “Aqui a gente vende mais no São João do que no Natal, porque há a tradição de se vender artigos juninos neste mês”, revela.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso