Economia
Com 169 mil sem emprego, Sergipe tem 4ª maior taxa de desemprego do país
A taxa de desocupação em Sergipe é de 14,9%, maior do que a média nacional de 11,1%, conforme dados, referentes ao período de janeiro a março deste ano, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última sexta-feira (13). O estado fica atrás apenas da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.
De acordo com o IBGE, há 169 mil sergipanos sem trabalho. Mesmo assim, o índice é menor que o do mesmo período do ano anterior, que foi de 20,7%. Em relação a outubro a dezembro de 2021, não houve variação estatisticamente significativa.
A taxa de informalidade chegou a 53,6%, sexta maior do país e superior à média nacional que é de 40,1%. A população ocupada é de 961 mil pessoas, o que representa um aumento em 95 mil pessoas, ou 10,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O nível de ocupação foi de 51,2%, o que representa um aumento de 4,3 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.
O número de pessoas com carteira de trabalho assinada é de 245 mil pessoas e não apresentou variação estatística em relação ao trimestre anterior. Apesar disso, Sergipe teve o 6° menor percentual do país de pessoas que trabalham com a carteira assinada, equivalente a 55,9%.
Já as pessoas sem carteira de trabalho assinada representam cerca de 194 mil trabalhadores, o que representa um aumento de 39 mil pessoas, 24,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Leia mais
Bolsonaro comemora decisão de Mendonça que suspende decisão dos estados sobre ICMS no diesel
Leia os termos de uso