Política
Polícia realiza busca e apreensão em fazenda de candidato da coligação de Valmir de Francisquinho
A Polícia Civil de Sergipe (PC-SE) cumpre nesta sexta-feira (12) mandado de busca e apreensão contra ex-deputado federal Valdevan Noventa, e um dos nomes do partido de Valmir de Francisquinho (PL), para a Câmara dos Deputados nas eleições deste ano. A ordem da ação partiu da Justiça de São Paulo.
A operação nomeada de ‘Chapelier’ investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro envolvendo diretores do Sindicato dos Motoristas de São Paulo (Sindmotoristas), entre os quais o deputado federal por Sergipe cujo mandato foi cassado pela Justiça Eleitoral. Valdenvan e demais alvos da operação são investigados também por ocultação de bens, direitos ou valores e organização criminosa.
De acordo com o G1, a Justiça do Estado de São Paulo determinou o cumprimento de ao menos dez mandados de busca e apreensão em endereços de dirigentes do SindMotoristas na capital paulista, Grande São Paulo, Baixada Santista e Arauá, em Sergipe.
Em Sergipe, a Polícia Civil apreendeu celulares, documentos e dinheiro no haras do correligionário do ex-prefeito de Itabaiana. Em 2020, Valdevan foi alvo da ‘Operação Fim da Linha’, da PC-SP contra um suposto esquema milionário de recebimento de propina no sindicato. A verba teria sido usada para bancar a campanha de Noventa em 2018.
Deputado federal cassado, Valdevan é presidente licenciado do órgão sindical. O mandato na Câmara foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), em maio de 2020. Em março de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão, por unanimidade.
Leia mais
Grupo Reis destoa da base governista e define apoio a Danielle Garcia para o Senado
Leia os termos de uso