Justiça


Operação Nacional identifica cerca de 186,78 hectares de desmatamento em Sergipe


Publicado 19 de outubro de 2022 às 15:42     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / Pelotão Ambiental da Polícia Militar e Adema

A Operação Nacional “Mata Atlântica em Pé”, deflagrada entre os dias 19 e 30 de setembro, identificou em Sergipe desmatamento dos biomas Caatinga e Mata Atlântica, em área equivalente a 186,78 hectares. A informação foi divulgada pelo Ministério Público (MP-SE), nesta quarta-feira (19).

De acordo com o órgão, durante a ação foram lavrados autos de notificação e de infração que, somados, podem totalizar multa no valor de aproximadamente R$ 200 mil. Coordenada nacionalmente pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), a Operação foi realizada de forma simultânea em 17 estados brasileiros. Em Sergipe, a fiscalização foi uma atuação conjunta do MP-SE, por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, com o Pelotão Ambiental da Polícia Militar e a Administração Estadual de Meio Ambiente de Sergipe (Adema).

Em Sergipe, foram realizadas diligências em 18 alvos, distribuídos em 12 municípios: Japoatã, Siriri, Nossa Senhora da Glória, Salgado, Boquim, São Domingos, Tobias Barreto, Itabaianinha, Arauá, Santa Luzia do Itanhi, Estância e Indiaroba. Conforme o MP-SE, na maioria deles foram lavrados autos de infração, após a identificação de desmatamento, e em uma propriedade localizada no município de Santa Luzia do Itanhi um indivíduo foi flagrado realizando cortes na vegetação sem autorização legal. Ele foi autuado e teve a motosserra apreendida.

Segundo a Promotora de Justiça e Diretora do CAOp Meio Ambiente, Aldeleine Melhor Barbosa, a principal causa para os desmatamentos nessas áreas ainda é a pastagem para a criação de gado. Ela apontou que os desafios do combate ao desmatamento se dividem em três eixos. “É necessário o manejo no entorno dessas áreas para que a produção seja feita de forma sustentável, a responsabilização dos infratores e, por fim, a recuperação das áreas degradadas”, explicou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso