Política


Márcio Macêdo envia PL que proíbe uso político da bandeira do Brasil: ‘evitar desgaste’


Publicado 05 de dezembro de 2022 às 05:59     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução/ Assessoria PT

O deputado federal por Sergipe, Márcio Macêdo (PT), é o propositor do Projeto de Lei (PL) que visa proibir o uso político de símbolos brasileiros, como a bandeira e o hino. O texto, enviado à Câmara na sexta-feira (2), tem a intenção de “evitar desgastes”.

Macêdo argumenta, no PL, que houve uma “banalização da bandeira” nas eleições deste ano. Diante do fato, o deputado disse ter o desejo de proibir a “manipulação política” desses símbolos. Caso ocorra a aprovação do projeto, nem mesmo Lula poderia incluir a bandeira e o hino em propagandas presidenciais. O petista é um dos representantes sergipanos na equipe de transição de Lula (PL).

“É o que temos visto ultimamente nas eleições, quando determinados grupos se utilizam de símbolos nacionais para gerar a divisão entre os brasileiros, propagar o ódio, a discórdia e as notícias falsas, até mesmo para fazer apologia ao nazismo, de cuja derrota o Brasil participou de forma tão heroica em solo europeu, sob o manto de nossa bandeira”, afirmou o deputado petista.

A movimento do deputado converge para o posicionamento de Lula, que durante a propaganda eleitoral criticou o “uso político” da bandeira pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). “O Brasil está completando 200 anos de Independência”, declarou, há três meses. “O 7 de Setembro é para ser comemorado com alegria e união por todos os brasileiros. Infelizmente, não é o que acontece hoje. Este governo abandonou o povo e vem destruindo o país. Eles usam nossa bandeira para mentir, pregar o ódio e incentivar a venda de armas.”

A bandeira nacional passou a ser frequentemente associada a apoiadores do presidente Bolsonaro (PL). A ligação ganhou força nos últimos dois anos e persiste mesmo após a derrota do mandatário no fim de outubro. Um mês após as eleições, manifestações contrárias ao resultado que levou o petista a um terceiro mandato concentram tais símbolos.

Leia mais
Alessandro Vieira afirma que não há conversa com Mitidieri para composição de secretariado



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso