Saúde


Enfermeiros protestam e denunciam suposta falta de EPIs em Aracaju


Publicado 12 de maio de 2020 às 09:20     Por Roberta Cesar     Foto Reprodução / Redes Sociais

Enfermeiros de unidades de saúde administradas pela prefeitura de Aracaju protestaram, nesta terça-feira (12), por reajuste salarial, suposta falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de melhores condições de trabalho.

A manifestação aconteceu na Avenida Augusto Franco, na Zona Oeste de Aracaju, em frente ao estádio João Hora, onde é estruturado o Hospital de Campanha da capital sergipana.

Nesta quinta-feira (7), a enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Adriana Góis, denunciou uma série de dificuldades enfrentadas por profissionais que trabalham no combate ao novo coronavírus em Sergipe. O relato foi publicado pela delegada e pré-candidata à prefeitura de Aracaju, Danielle Garcia, nesta quarta-feira (6).

“Dentro dos hospitais e do Samu, a gente precisa de EPIs [equipamentos de proteção individual]. A gente precisa ser protegido e o estado e o poder público precisam garantir que a gente seja protegido. Porque quando a gente não estiver na linha de frente, a nossa frente vai estar completamente aberta, e aí, infelizmente, a gente só pode lamentar”, contou.

Após as denúncia, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) negou as acusações, na quinta-feira (07), e informou em nota enviada ao AjuNews, que o fornecimento dos kits de proteção são feitos de acordo com exigências do Ministério da Saúde (MS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Um dia depois, na sexta-feira (8), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que entregou mais de 47 mil kits de EPIs ao almoxarifado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em fevereiro deste ano. Segundo a SES, 47.829 unidades de EPIs, com destaque para máscaras cirúrgicas descartáveis três camadas, que somaram 31 mil unidades, três mil aventais impermeáveis, e 1.710 respiradores para proteção contra agentes biológicos. Além de 3431 unidades de álcool a 70%.

Leia mais:

Covid-19: ‘Aracaju e Sergipe não testam profissionais da Saúde em massa’, denuncia enfermeira do Samu

Samu recebeu mais de 47 mil kits de EPIs, diz SES após denúncia

Após denúncia, Secretaria da Saúde de Aracaju nega falta de EPIs para profissionais do município



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso