Brasil


Consórcio Nordeste faz contato com Rússia para possível acordo por vacina da covid-19


Publicado 15 de agosto de 2020 às 11:00     Por Eduardo Costa     Foto Camila Souza/Governo da Bahia

O Consórcio Nordeste está em contato com o governo da Rússia em busca de um acordo para uso da vacina contra a Covid-19 anunciada pelo governo russo. A informação foi confirmada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), em entrevista coletiva virtual nesta sexta-feira (14).

Segundo Flávio Dino, as discussões com o Consórcio Nordeste ainda estão em fase inicial e são mediadas por Rui Costa (PT), governador da Bahia, junto a empresas e autoridades russas.

“E se Deus nos proteger por este caminho ou por qualquer outro, nos termos um diálogo visando um futuro no abastecimento do nosso estado no que se refere a uma possível vacina que seja produzida naquele país ou qualquer outro. Neste caso, foi a Rússia que anunciou ter descoberto a vacina”, disse Dino.

Não é só no Nordeste. Ainda durante esta semana, o Paraná já havia assinado um documento para desenvolver a vacina russa no Brasil. Os movimentos acontecem mesmo com questionamentos da comunidade científica, que duvidam da eficácia da vacina russa, a primeira aprovada contra a Covid-19 pela falta de testes mais claros.

A vacina, que se chamará Sputnik V, ainda não concluiu os testes em estágio avançado. Ela está sendo desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, em Moscou, e começou a ser usada inicialmente em humanos há pouco menos de dois meses. Apenas 38 pessoas foram testadas sem resultados divulgados.

Na última quarta-feira (12), a terceira fase de testes começou testando mais de duas mil pessoas pelo mundo, inclusive no Brasil.

Leia mais:
Estudo confirma eficácia da Coronavac na fase 2 dos testes clínicos
Brasil produzirá vacina russa contra covid-19 que não passou em todos os testes
OMS não vai recomendar vacina russa contra covid-19



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso