Educação


Índices do Ideb em Sergipe apontam crescimento em todos os setores da educação, diz Estado


Publicado 16 de setembro de 2020 às 11:45     Por Eduardo Costa     Foto Wilson Dias/Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) apresentou em coletiva nesta quarta-feira (16) os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Sergipe. Segundo os dados, Sergipe teve uma melhora no Ideb em todos os setores, incluindo escolas de anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, e escolas do ensino médio.

O Ideb mede, em escala de 0 a 10, as dimensões de aprendizado e de fluxo escolar (que reflete na taxa de aprovação). O ensino médio, na rede estadual, teve um crescimento de 3,1 para 3,3. Mas na taxa geral, permaneceu em 3,7 entre 2017 e 2019.

O secretário de Estado da Educação, Josué Modesto dos Passos Subrinho, valorizou o crescimento da rede estadual. “Nessa edição de 2019 a grande surpresa foi a evolução do ensino médio. Tivemos um belo desempenho, e nossa rede estadual se moveu também. Ideb não é loteria, vamos colher o fruto do trabalho, que leva tempo”, afirmou.

Já nas escolas dos anos iniciais do ensino fundamental, na rede estadual o Ideb cresceu de 4,7 para 5,0, e na rede pública foi de 4,3 para 4,6. No total, entre 2017 e 2019, a taxa foi de 4,9 para 5,1.

Em se tratando dos anos finais do fundamental, a taxa da rede estadual foi de 3,5 para 3,6. Na rede pública, foi de 3,4 para 3,6. Em se tratando do total neste espaço de dois anos, a evolução foi de 3,9 para 4,1 no Ideb.

O melhor resultado do Ideb por município na rede municipal nos anos iniciais é de Itabaininha, com 5,7. Em seguida aparecem Amparo do São Francisco e Macambira, com 5,4. Já nos anos finais, lideram Cedro de São João com 5,5, e Moita Bonita com 5,0.

Dentro das escolas municipais dos anos iniciais, a melhor é a Manoel Joaquim de Oliveira Campos, em Itabaianinha com 7,2. Já nas escolas de anos finais, as Escolas Municipal Padre Manuel Guimarães (Cedro de São João) e a Escola Municipal Deputado Arnaldo Garcez (Tobias Barreto) tem 5,5.

Entre as estaduais, a escola com maior Ideb nos anos iniciais do fundamental é a Epifânio Dória, em Poço Verde, com 7,6. Nos anos finais do fundamental, o melhor número é da EE José Carvalho Déda, em Tobias Barreto, com 5,8. Por fim, no ensino médio, a liderança é do Centro de Excelência Atheneu Sergipense (Aracaju) com 5,0.

“Nosso intuito é melhorar que é possível que nossas escolas tenham desempenhos muito bons, comparados com as melhores do país. Nossa obrigação é generalizar os resultados para todas as modalidades”, afirmou o secretário Josué Modesto.

Josué ainda afirmou que o ano de 2021 será bastante difícil por conta da pandemia: “A angústia de educadores no mundo inteiro é essa. Para países como o nosso, esta interrupção é extremamente preocupante. Nosso ano de 2021 será muito desafiador”.

Leia mais:
Sergipe não atinge meta do Índice de Educação Básica referente ao ensino médio



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso