Política
Sergipe registra média de oito denúncias eleitorais por dia no TSE; Socorro lidera ocorrências
Sergipe registra uma média de oito denúncias eleitorais por dia no Pardal, o aplicativo criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que permite por parte do eleitor o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Desde que o app foi lançado, no dia 27 de setembro, foram 20 dias e 162 denúncias no estado. O município que lidera é Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju, com 25 casos.
Após Socorro, aparecem Ribeirópolis, no Agreste Central de Sergipe, com 19 registros; Barra dos Coqueiros, na Grande Aracaju, com 12; Carira no Agreste Central, e Lagarto no Centro-Sul, ambos com 12 casos de denúncias.
Completam os dez municípios com mais registros: Nossa Senhora de Lourdes, no Alto Sertão, com 12; a capital Aracaju e Siriri, no Leste do estado, com 10; Simão Dias, no Centro-Sul, com oito; e Salgado, na região Sul, com cinco.
Outras 17 cidades já receberam denúncias eleitorais no Pardal. Laranjeiras, Nossa Senhora das Dores e Pinhão tiveram quatro denúncias. Itabaianinha e Telha receberam três, e Estância e Neópolis duas. As dez cidades com apenas uma denúncia enviada ao TSE em Sergipe foram Capela, Gararu, Malhada dos Bois, Malhador, Maruim, Monte Alegre, Pacatuba, Pirambu, Santo Amaro das Brotas e Umbaúba.
Das 162 denúncias apontadas, todas elas estão relacionadas às propagandas eleitorais. O aplicativo Pardal seguirá disponível para envio de denúncias por qualquer pessoa até o fim do período eleitoral em 2020.
Leia mais:
Em cinco dias, Sergipe registra 35 denúncias eleitorais em campanhas; Siriri lidera casos
TSE faz parceria com agências de checagem para identificar fake news
Leia os termos de uso