Justiça
STJ julga pedido de absolvição de homem condenado exclusivamente por reconhecimento por foto
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve julgar nesta terça-feira (27) um habeas corpus que pede a absolvição de um homem condenado por assalto. Segundo o site UOL, a defesa afirmou que, a absolvição foi baseada exclusivamente através do reconhecimento feito pelas vítimas, por meio de foto.
De acordo com a publicação, a ação foi movida pela Defensoria Pública de Santa Catarina, que aponta, entre outras coisas, que as vítimas relataram o autor do assalto com altura de 1,70 m, sendo que o réu tem 1,95 m, “ou seja, 25 centímetros a mais do que o afirmado”.
O ministro Rogério Schietti Cruz, relator do caso, já acatou pedido liminar para a suspensão da pena até que o julgamento seja concluído. Ele diz ao UOL que uma vítima, embora tenha dito reconhecer o suspeito, afirmou que, durante o assalto, ele usava capuz, “o qual caía várias vezes”.
Segundo o magistrado, as vítimas disseram que eram “ameaçadas para que não olhassem para os acusados”. Ele ressalta ainda a importância do tema como forma de repensar injustiças que podem decorrer de condenações baseadas apenas nessa forma de reconhecimento de suspeitos.
Dupla
O roubo ocorreu em 2018, quando duas pessoas levaram R$ 50 do caixa de uma churrascaria na cidade de Tubarão (SC).
Leia mais:
STF julgará limites da liberdade religiosa em ações de adventistas que “guardam o sábado”
Ministros do STF negaram 79% de pedidos de liberdade em casos similares ao de André do Rap
Roger Abdelmassih passará por perícia e STF decidirá destino do ex-médico condenado por estupro
Leia os termos de uso