Saúde
Sergipe registra primeiro caso da variante do Reino Unido do novo coronavírus
Sergipe registra o primeiro caso da variante do Reino Unido do novo coronavírus nesta quarta-feira (24). Segundo o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), o estado ainda não recebeu mais detalhes sobre o registro.
Ao AjuNews, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que está aguardando a notificação oficial do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que devem notificar a detecção da nova variante ainda nesta quinta-feira (25).
O superintendente de Comunicação de Sergipe, Givaldo Ricardo, informou que a nova variante foi detectada em Salvador e nesta quarta-feira (24) em Sergipe. “Tudo isso será avaliado para que, baseado nas decisões técnico-científicas, Sergipe possa tomar novas medidas”, disse o superintendente em entrevista na manhã desta quinta-feira (25) na TV Sergipe.
A variante detectada no Reino Unido já está presente em Sergipe e mais sete estados brasileiros, segundo estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Rede Corona-Ômica, uma sub-divisão da Rede Vírus, comitê criado em março do ano passado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) dedicado em reunir especialistas e centros de pesquisa em iniciativas de combate ao covid-19 e outras viroses emergentes. A pesquisa teve ainda a colaboração do laboratório Instituto Hermes Pardini e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Em outras cidades do país, a variante já foi encontrada, que são: Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Araxá (MG), Barbacena (MG), Rio de Janeiro (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Primavera do Leste (MT), São Paulo (SP), Americana (SP), Santos (SP), Valinhos (SP), São Sebastião do Passe (BA) e Barra do São Francisco (ES).
Variante de Manaus
Na última segunda-feira (22), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou a circulação da variante brasileira P.1, originária de Manaus, em Sergipe.
Leia os termos de uso