Política
Carla Zambelli vai à Justiça para barrar Renan Calheiros na relatoria da CPI da Covid
A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) ingressou, nesta segunda-feira (19), com uma ação popular na Justiça Federal para impedir que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) seja relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid. A parlamentar justifica que a manutenção de Renan na relatoria é parcial e atende a interesses políticos.
“O relato não pode ser alguém com 43 processos e 6 inquéritos no STF. Evidentemente fere o princípio da moralidade administrativa. Renan é pai de um dos governadores investigados. Além disso, essa CPI tem coisas estranhas, como Jader Barbalho (MDB-PA) que também é pai de um dos governadores investigados. Ele é membro da comissão, suplente mas participa. Outros são declaradamente pré-candidatos a governadores, ou seja, podem prejudicar governadores porque tem interesses políticos nisso”, disse Zambelli.
Calheiros, crítico de Jair Bolsonaro, é pai do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB-AL) e Barbalho, do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-AL). A deputada também afirmou que outros parlamentares ingressarão com ações.
A CPI da covid foi solicitada pelos senadores do Cidadania, Alessandro Vieira (SE) e Jorge Kajuru (GO), tem o objetivo de investigar as ações e possíveis omissões do Governo Federal na pandemia.
Outros parlamentares também ingressarão com ações. O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, também integrará a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19.
Leia mais
Rogério Carvalho integrará CPI da Covid-19 no Senado
Leia os termos de uso