Política


Senadores aprovam convocação de nove governadores para deporem na CPI da Covid


Publicado 26 de maio de 2021 às 16:55     Por Dhenef Andrade     Foto Edilson Rodrigues/Agência Senado

Os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid aprovaram, nesta quarta-feira (26), a convocação de nove governadores e do ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, para prestarem explicações sobre suspeitas de desvio de recursos destinados ao combate do novo coronavírus (covid-19) em estados e capitais.

São eles: Hélder Barbalho (PA-MDB), filho do suplente na comissão, o senador Jarde Barbalho (MDB), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Mauro Carlesse (PSL-TO), Carlos Moisés (PSL-SC); Antônio Garcia (PSL-RR), Coronel Marcos Rocha (PSL-RO) e Waldez Góes (PDT-AP) e Wellington Dias (PT-PI), que também é presidente do Consórcio Nordeste, e a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reineh (PSL), além de Witzel.

Também foram convocados à depor Arthur Weintraub , ex-assessor da Presidência da República; Filipe Martins, assessor da Presidência da República; o empresário Carlos Wizard; Markinhos Show, publicitário e braço-direito de Pazuello; Luana Araújo, ex-secretária de Enfrentamento à Covid; e Paulo Baraúna, diretor da empresa fornecedora de oxigênio White Martins.

A convocação de governadores é uma reivindicação principalmente dos senadores governistas na CPI. Eles alegam que a CPI deve investigar supostos casos de corrupção nos estados envolvendo recursos para combate à pandemia. Depois dos governadores, a expectativa é que novas convocações, agora em âmbito municipal, sejam feitas.

É o caso do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) devido à Operação Serôdio, deflagrada em julho do ano passado, para investigar supostas irregularidades na contratação feita pela Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS), da empresa José Teófilo de Santana Neto Produções e Eventos, responsável pela montagem do Hospital de Campanha para atender pacientes diagnosticados com a covid-19.

Leia mais
Após 11 meses, Operação Serôdio pode levar Edvaldo Nogueira para depor na CPI Covid-19



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso