Brasil


Após assassinato de homem negro, Carrefour anuncia fundo de inclusão social de negros


Publicado 24 de novembro de 2020 às 10:42     Por Eduardo Costa     Foto Reprodução/Google Street View

Quatro dias depois do assassinato de João Alberto Silveira Freitas, homem negro de 40 anos morto por seguranças de uma unidade do Carrefour em Porto Alegre (RS), o Grupo Carrefour Brasil anunciou nesta segunda-feira (23) a criação de um fundo de “ações afirmativas para a inclusão social e econômica de negros e negras na sociedade”. A decisão confirmou que o fundo contará inicialmente com R$ 25 milhões.

Além de tal valor, o fundo também receberá todos os créditos de vendas em lojas da rede pelo Brasil no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Os compromissos e planos de ação deste trabalho devem ser anunciados na próxima quarta-feira (25).

O CEO do Grupo Carrefour Brasil, Noel Prioux, afirmou sobre o fundo: “Sabemos que não podemos reparar a perda da vida do senhor João Alberto. Este movimento é o primeiro passo da empresa para que o combate ao preconceito e racismo estrutural, que é urgente no Brasil, ganhe ainda mais força e apoio da sociedade. Acreditamos que poderemos evoluir e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária”.

Ainda de acordo com o Carrefour, a empresa tem se encontrado com entidades e especialistas da causa antirracista “visando compreender e aprender sobre como atuar de forma concreta na luta contra todo e qualquer tipo de discriminação, que inclui também outros públicos minorizados”.

Leia mais:
Secretaria investiga empresa de segurança que atua no Carrefour
Funcionárias se contradizem sobre atritos anteriores de João Alberto no Carrefour
ONU vê evidência de “diversas dimensões de racismo” em morte de João Beto



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso