Saúde
Por dia são registrados no Brasil seis abortos em meninas entre 10 e 14 anos estupradas
O aborto realizado legalmente em uma criança de 10 anos que foi estuprada desde os seis anos de idade pelo tio no Espírito Santo virou campo da batalha ideológica no Brasil desde a semana passada. As informações foram publicadas no jornal Folha de São Paulo, nesta terça-feira (18). De acordo com a publicação, dados oficiais revelam que ocorrem no país, em média, seis internações diárias por aborto envolvendo meninas de 10 a 14 anos que engravidam após serem estupradas.
Esses casos envolvem procedimentos feitos no hospital e internações após abortos espontâneos ou realizados em casa, por exemplo. Se o número parece alto para quem não acompanha o assunto, ele é pequeno perto da quantidade de estupros de crianças e adolescentes que ocorrem no Brasil: a cada hora, quatro meninas de até 13 anos são estupradas no país, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019.
“Há uma naturalização desta violência. O pessoal já nem presta mais atenção em menina de 13 ou 14 anos grávida. O pessoal tá começando a prestar atenção na gravidez de 10, 11 anos de idade”, disse a advogada Luciana Temer, presidente do Instituto Liberta, que atua no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Ela defende, ainda, que só faz sentido tratar desse assunto a partir de um caso específico se for para mostrar que essa violência é muito mais comum do que se imagina. “É uma história tristíssima. E infelizmente é uma de muitas, o Brasil está lotado de casos como este”.
Leia mais
Homem que estuprou e engravidou menina de 10 anos é preso em Minas Gerais
Criança que engravidou após ser estuprada aguarda decisão judicial para aborto no ES
Justiça do Espírito Santo autoriza aborto de menina de 10 anos que engravidou após estupro do tio
Grupo religioso tenta invadir hospital contra aborto de menina grávida aos 10 anos
Médico que fez aborto em menina de 10 anos foi excomungado por interromper gravidez em crianças vítimas de estupro
Windersson e Felipe Neto oferecem ajuda a menina de 10 anos que abortou após estupro do tio
Leia os termos de uso