Saúde
Com 1.564 casos de covid-19, prefeitura avalia possível lockdown em Aracaju
Desde o início da semana, circulou informações de que a prefeitura de Aracaju poderia decretar lockdown (confinamento obrigatório), a partir deste sábado (16). Procurada pelo AjuNews, a administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que analisa diariamente a evolução de casos do novo coronavírus (covid-19) na cidade e a efetividade das medidas de restrição que já foram aplicadas, bem como diversas outras possibilidades, entre elas o lockdown.
Nesta terça-feira (12), a Defensoria Pública do Estado de Sergipe recomendou ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), que decrete o lockdown no município por oito dias, para tentar diminuir a ocupação dos leitos nos hospitais e assim evitar o colapso do setor de saúde. O órgão estabeleceu 72h para resposta da prefeitura.
Além disso, um estudo realizado por professores do Grupo de Mecânica Estatística da Universidade Federal de Sergipe (UFS) também indicou a introdução do lockdown como forma de diminuir número de casos da covid-19 na capital e com isso evitar o colapso do sistema de saúde local.
A cidade de Aracaju é o epicentro da covid-19 em Sergipe com 1.564 casos confirmados e 15 mortes, segundo o último boletim da SMS, desta quarta-feira (13). Até o momento, ao todo, o Estado tem 2.268 casos confirmados e 42 mortes.
Ainda segundo a pasta, até o momento, a prefeitura segue adotando as medidas já estabelecidas no último decreto municipal, que está em vigor até o próxima segunda-feira (18). A SMS reforça que o isolamento social é uma medida coletiva, que quando feita do modo correto, traz resultados significativos. “É preciso que todos tenham consciência de que não há efetividade nas estratégias, decretos ou medidas aplicadas pelo município ou Estado se não houver colaboração e conscientização conjunta da população”, ressaltou.
Leia mais:
Defensoria Pública de Sergipe recomenda lockdown em Aracaju por oito dias
Estudo da UFS sugere necessidade de Lockdown em Aracaju
Governador de Sergipe descarta lockdown; estado tem mais de 2 mil casos de covid-19
Secretária da Saúde avalia possibilidade de lockdown em Aracaju
Leia os termos de uso