Polícia


Ronda Maria da Penha atendeu quase 100 mulheres no ano passado em Estância


Publicado 08 de março de 2020 às 15:00     Por Adelia Felix     Foto Divulgação / Polícia Militar

Quase 100 mulheres com medidas protetivas decretadas pela Justiça foram atendidas, em 2019, pela Ronda Maria da Penha, em Estância, no Sul de Sergipe. O projeto piloto da Polícia Militar (PM) completa um ano neste domingo (8). As informações foram reveladas ao AjuNews pela capitã Fabíola, responsável pela coordenação da ação.

A autoridade policial explica que o município foi escolhido por ter um índice elevado de violência doméstica e por contar com rede estruturada de apoio à mulher. Segundo a capitã, no ano passado, 98 mulheres receberam atendimento, a equipe fez 497 visitas e 20 homens foram presos. Além disso, diversas ações educativas foram desenvolvidas em colégios e comunidades, orientando sobre a violência doméstica.

À reportagem, a capitã Fabíola conta como funciona a atuação principal da equipe. Ela detalha que ao sentir qualquer ameaça por parte do agressor, as vítimas acionam o serviço da Ronda Maria da Penha que garante a segurança da mulher e comunica à Justiça e delegacias o descumprimento da medida protetiva. “Todas elas têm um número específico, passado apenas para elas. Um celular da própria viatura. Em qualquer situação de necessidade, elas ligam e a gente vai de imediato”, afirma.

A capitã também orienta que mulheres de outras cidades de Sergipe que se sentem ameaçadas ou são vítimas de agressão podem entrar em contato com a polícia por meio do número telefônico 180. “Importante ressaltar que qualquer pessoa pode fazer a denúncia. Não é mais briga de marido e mulher. E, se a situação estiver acontecendo naquele momento, pode ligar para o 190 que a equipe vai de imediato e prende o agressor se necessário ou se possível”.

O serviço da Ronda Maria da Penha deve ser ampliado em Sergipe ainda neste ano, segundo a capitã. Em janeiro, em entrevista ao site, o comandante da Polícia Militar, coronel Marcony Cabral, já tinha adiantado que Lagarto poderia ser o próximo município beneficiado.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso