Economia


Comitê rebate Justiça e reafirma que reabertura do comércio em Sergipe foi dentro da legalidade


Publicado 14 de julho de 2020 às 18:02     Por Dhenef Andrade     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

Um dia após a confirmação de mais de mil mortes por covid-19 em Sergipe, o Comitê de Gestor de Emergência (CGE) em reunião com o governador Belivaldo Chagas (PSD) e a vice, Eliane Aquino (PT), reafirmaram que decisão para reabertura gradual do comércio no estado estava dentro da legalidade.

O encontro, realizado na manhã desta terça-feira (14), serviu para analisar os dados da pandemia em Sergipe anteriores ao dia 23 de junho, data em que Belivaldo anunciou o início da primeira, das quatro fases de retomada da economia local. Segundo o governo, a ata da reunião será anexada junto ao recurso da Procuradoria Geral do Estado de Sergipe (PGE-SE) contra decisão da Justiça Federal.

Na última terça-feira (7), a juíza titular da 1ª Vara Federal de Sergipe, Telma Maria Santos Machado, suspendeu a fase laranja do plano de flexibilização do funcionamento de comércios no estado. Na decisão, ela alegou que necessidade de leitos de UTI preparados e equipados devem ser observados antes de permitir a reabertura de estabelecimentos.

De acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), desta segunda-feira (13), 38.221 pessoas já testaram positivo para a covid-19 e 1.012 morreram em todo o estado. Até o momento, 737 estão internados e taxa de ocupação em UTIs da rede pública está em 77,6%, acima dos 70% estabelecidos por Belivaldo como critério para início da flexibilização do comércio.

Leia mais
Justiça suspende flexibilização do comércio na fase laranja em Sergipe
Lojistas protestam e pedem reabertura do comércio no Centro de Aracaju
Sergipe suspende flexibilização do comércio mas recorre de decisão judicial



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso