Coronavírus


Diretor europeu da OMS diz que vacina não significará fim da pandemia do novo coronavírus


Publicado 14 de setembro de 2020 às 12:46     Por Eduardo Costa     Foto Tânia Rêgo/Agência Brasil

O diretor europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS), Hans Kluge, afirmou que a vacina não significará o fim da pandemia do novo coronavírus. Em entrevista à rede de notícias AFP, Kluge ainda afirmou que o número de mortes na Europa pode aumentar nos próximos meses.

Hans Kluge disse que há novos surtos de coronavírus no continente europeu, e destacou: “Neste momento, os países não querem escutar este tipo de má notícia e eu entendo”. Ele disse que a pandemia será controlada “em um momento ou outro”.

Além de acrescentar que o número diário de mortes na Europa deve aumentar por volta de outubro ou novembro, ele ainda disse que a vacina não significará necessariamente o fim da pandemia da covid-19.

“Ouço o tempo todo que ‘a vacina vai ser o fim da pandemia’. Claro que não! Nem sequer sabemos se a vacina vai ser eficaz para todos os setores da população. Recebemos alguns sinais de que será eficaz para alguns, mas não para outros. Se tivermos que encomendar vacinas diferentes, será um pesadelo logístico”, declarou.

Por fim, perguntado sobre em qual momento a pandemia acabaria, Hans Kluge respondeu: “O fim desta pandemia acontecerá no momento em que, como comunidade, teremos aprendido a viver com ela. E isso depende de nós. É uma mensagem muito positiva”.

Leia mais:
Vacina contra coronavírus de Oxford tem retomada de testes autorizada pela Anvisa



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso