Cidades


População descumpre isolamento social e movimento é intenso no Centro de Aracaju


Publicado 16 de abril de 2020 às 12:43     Por Redação AjuNews     Foto Leitor AjuNews

Apesar das recomendações para que a população mantenha o isolamento social e evite a propagação do novo coronavírus, parte da população de Aracaju não segue a medida prevista em decretos municipal e estadual.

Por volta das 11h desta quarta-feira (16), um leitor do AjuNews registrou intenso movimento no Centro da capital sergipana, no Calçadão das Laranjeiras. No local há agência da Caixa Econômica Federal e duas lotéricas, que registraram aglomeração de pessoas.

Além disso, longas filas também se formam na única agência da Receita Federal em funcionamento, no bairro Inácio Barbosa. Muitas pessoas ainda tentavam regularizar o CPF para conseguir o auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal.

Em recente decisão, a Justiça suspendeu a exigência de regularização do documento para conseguir o benefício, a Caixa Econômica e Receita Federal têm até 48 horas para adotar as medidas necessárias para a liberação.

Após prever aumento da circulação de pessoas em lotéricas por causa do depósito do auxílio emergencial, o Ministério Público Federal de Sergipe (MPF-SE) solicitou apoio da Polícia Militar para que fossem evitadas aglomerações nas entradas de agências bancárias e lotéricas da Caixa Econômica Federal.

No início do mês, o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), afirmou que os policiais militares adotariam medidas mais rígidas durante a fiscalização do decreto para que fossem evitadas aglomerações de pessoas.

“A polícia vai endurecer. Já estamos com as recomendações do Ministério Público e vamos sair com outro decreto endurecendo mais ainda”, frisou durante visita ao Hospital da Polícia Militar, nesta quinta.

Informações recentes divulgadas pela própria prefeitura apontavam que o índice médio de distanciamento social estava por volta de 50%, distante do recomendável, que é próximo a 70%, segundo a Organização Mundial da Saúde.

O distanciamento social, conforme atesta a experiência internacional, é amplamente defendido pelos infectologistas e especialistas em saúde pública e continua a ser a melhor alternativa para que a curva de transmissões por coronavírus seja achatada.

Leia mais
Governo vai intensificar ações policiais para dispersar aglomerações em Sergipe
Justiça suspende exigência de regularização do CPF para receber auxílio emergencial
MPF-SE solicita apoio da Polícia Militar para evitar aglomerações em bancos e lotéricas



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso