Saúde


Quatro UBS de Aracaju retomam atendimentos convencionais a partir desta segunda (21)


Publicado 21 de setembro de 2020 às 14:00     Por Eduardo Costa     Foto Reprodução/Google Street View

Das oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Aracaju inicialmente exclusivas para atendimento de pacientes com síndrome gripal, quatro voltam a realizar atendimentos convencionais a partir desta segunda-feira (21). Desde 23 de março, todas elas atendiam apenas pacientes com sintomas gripais, excluindo outros serviços.

As UBS Augusto Franco, Fernando Sampaio, Cândida Alves e Eunice Barbosa poderão voltar com serviços regulares, como sala de vacinas, consultas e curativos, serviço de puericultura e de citopatologia, testes de HIV, gravidez e sífilis, pré-natal, entre outros. Elas funcionarão até as 19h, com exceção da UBS Eunice Barbosa.

Já as unidades exclusivas de síndromes gripais ou suspeitas são as UBS Geraldo Magela (conjunto Orlando Dantas), Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa), José Machado de Souza (Santos Dumont) e Onésimo Pinto (Jardim Centenário). Elas seguem funcionando todos os dias, das 7h às 20h.

Segundo a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, a medida se dá por conta da queda de casos e internações por conta do novo coronavírus em Aracaju: “Da mesma forma que fomos ativando as UBS para casos de síndromes gripais de maneira gradativa, com base nos índices da doença na capital, que vem reduzindo consideravelmente nas últimas semanas, estamos normalizando o atendimento geral”.

A secretária também afirmou que as urgências dos hospitais municipais continuam com contêineres de atendimento exclusivo, além dos leitos de retaguarda. Além de ir a uma UBS, o paciente com sintomas pode utilizar o serviço de monitoramento MonitorAju, pelo site da prefeitura ou pelo telefone 0800 729 3534.

Leia mais:
Último paciente deixa Hospital de Campanha de Aracaju; unidade é desativada
Após desativação do Hospital de Campanha, profissionais reforçarão rede de saúde de Aracaju



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso