Coronavírus


Sergipe deve receber doses da Sputnik V em cerca de uma semana


Publicado 20 de julho de 2021 às 17:00     Por Fernanda Souto     Foto Reprodução/ TV Globo

Sergipe receberá a vacina Sputnik V em cerca de uma semana. O imunizante deverá desembarcar no Recife, e as 1,1 milhão de doses serão distribuídas da capital pernambucana para os demais estados do Consórcio Nordeste, incluindo também Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.

Os estados foram autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a importar os antígenos. A decisão vale apenas para lotes específicos de imunizantes trazidos de fora e não configura autorização de uso emergencial pela agência.

A vacina russa deve passar por análise preliminar no Instituto Nacional de Controle de Qualidade, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Integrantes do Consórcio acreditam que essa análise seja feita em uma semana. Um outro lote, com aproximadamente 600 mil doses, será encaminhado para estados do Norte, ainda sem prazo determinado para chegar.

Os importadores das vacinas devem assumir todas as responsabilidades pelo uso do fármaco, uma vez que a Anvisa não concedeu registro de uso emergencial ou definitivo dos imunizantes. A estimativa é que Sergipe receba 46 mil doses do imunizante.

Até esta segunda-feira (19), o estado já distribuiu o total de 931.761 doses da primeira remessa aos municípios, destas foram aplicadas 931.490. Referente à segunda dose, foram distribuídas 429.995, sendo aplicadas 278.330. Além disso, do total de 38.700 doses únicas distribuídas aos municípios, foram aplicadas 38.700.

Leia mais:
Sergipe deve receber 46 mil doses da Sputnik V após Anvisa aprovar importação da vacina



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso