Saúde


SMS nega uso de dose vencida da AstraZeneca em Aracaju e alega erro de digitação no registro


Publicado 02 de julho de 2021 às 17:20     Por Fernanda Souto     Foto Tânia Rego/ Agência Brasil

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju afirmou que a dose da AstraZeneca que aparece na matéria do jornal Folha de São Paulo como utilizada após a data de vencimento foi um erro de digitação no momento de registro da vacina no Prontuário Eletrônico.

“Na ocasião, a servidora da sala de vacina registrou o número de lote correto no cartão de vacinação do usuário e o número errado no Sistema, causando inconsistência nas informações”, explicou a SMS.

De acordo com a pasta, o cartão de vacinação da pessoa vacinada indica que a primeira dose do imunizante, do lote 4120Z005, foi aplicada no dia 12 de fevereiro. Já a segunda dose foi administrada dia 30 de maio, quando foi utilizado o lote de AstraZeneca 214VCD052W.

O levantamento do jornal aponta que uma dose do lote 4120Z005, vencida no dia 14 de abril foi aplicada em Aracaju. A SMS afirmou que recebeu o lote em janeiro, com validade datada para 14 de abril, e com 12.300 doses. “Todos os imunizantes desse lote foram utilizados até 6 de abril, portanto, dentro do prazo de validade estabelecido pelo fabricante”, disse.

A pasta também informou que os lotes das vacinas administradas são anotados no cartão de vacinação e frisou que qualquer dúvida pode ser esclarecida em uma Unidade Básica de Saúde na capital sergipana.

Leia mais:
Saúde diz que informação de aplicação de doses da AstraZeneca vencidas em Sergipe é “erro de registro”
Sergipe aplicou doses da AstraZeneca fora da validade; confira se você está na lista



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso