Esporte
Campeonato Sergipano terá novo formato a partir de 2023
Durante o Congresso Técnico da Série A1 de 2023, dirigentes das 10 equipes que vão disputar o Campeonato Sergipano da Série A1 aprovaram o novo formato do estadual a partir do próximo ano. O evento aconteceu, nesta sexta-feira (28). O sistema de competição apresentado pela Federação Sergipana de Futebol (FSF) foi eleito por unanimidade pelas equipes.
Segundo a FSF, o estadual terá início entre os dias 14 e 15 de janeiro. A expectativa que a competição tenha 15 datas com previsão de encerramento no dia 15 de abril. A entidade explicou que, na primeira fase, os dez clubes ficam no mesmo grupo e se enfrentam em jogos de ida. Os dois primeiros se classificam diretamente para as semifinais. Já o terceiro, quarto, quinto e sexto colocados disputam uma fase de mata-mata em jogos de ida e volta para definir os dois outros classificados para a terceira fase. A equipe que ficar na terceira colocação enfrenta o sexto e o quarto duela contra o quinto.
Para definir os rebaixados, ficou definido que o sétimo, oitavo, nono e décimo colocados também disputam um mata-mata em jogos de ida e volta, com os dois perdedores sendo rebaixados para a Série A2. O sétimo colocado enfrenta o décimo e o oitavo contra o nono colocado. Em todos os confrontos de mata-mata, os melhores colocados decidem em casa. Em caso de empate no placar agregado, a vaga será decidida nos pênaltis.
De acordo com a FSF, os jogos das finais só poderão ser disputados no Batistão, no Etelvino Mendonça e no Barretão, pelo fato de serem os únicos estádios com refletores e com capacidade superior a cinco mil pessoas. O campeão e o vice garantem vaga na Copa do Brasil e o campeão vai diretamente para a fase de grupos da Copa do Nordeste de 2024.
Leia os termos de uso