Esporte


Copa do Nordeste 2022: clubes já registraram 115 casos de covid-19


Publicado 03 de fevereiro de 2022 às 14:08     Por Quesia Cerqueira     Foto Felipe Martins/ADC

A Copa do Nordeste 2022 não teve um inicio de temporada fácil para os clubes da região.  De janeiro até o momento já foram registrados 115 casos de covid-19 na equipe técnica e no elenco. O futebol apenas reflete a situação vivida pela população local que ainda está enfrentando a pandemia. O Brasil passa por uma alta nos casos da doença, entre os últimos meses de 2021 e janeiro de 2022.

Segundo os dados do consórcio de veículos de imprensa, a partir das secretarias de saúde estaduais, o país registrou mais de 104 mil novos casos em 24 horas, entre os dias 30 e 31 de janeiro. De acordo com a média móvel de casos, que leva em consideração o comparativo entre os últimos 7 dias, atualmente, 20 estados em todo país enfrentam alta nos casos, sendo 8 da região Nordeste. Pernambuco é o único fora desse grupo, mas segue em estabilidade.

Jogos adiados na Copa do Nordeste

Apenas quatro jogos da rodada inaugural da Lampions foram disputados. Três desses foram adiados por razões de calendário. O duelo entre Botafogo/PB e Sergipe foi adiado devido aos casos de covid na equipe do “Gipão”. O clube teve 16 atletas e cinco membros da comissão técnica positivados. Pela 2ª rodada, o confronto contra o Ceará também foi adiado, sendo disputado dois dias depois da data que havia sido inicialmente marcada.

O time do Ceará também passa por casos de covid-19. Desde a reapresentação, no dia 8 de janeiro, o “Vovô” teve 12 casos entre atletas e o técnico Tiago Nunes.

Em duas rodadas ou 16 partidas, a competição registrou três jogos adiados por Covid-19. O mais recente, é a partida entre Atlético/BA x CRB/AL, que estava prevista para essa quarta-feira (2), mas que será disputada em nova data, por surto no time alagoano.

Há ainda a observação referente ao Globo/RN, que estreou diante do Floresta/CE, no último sábado (29), em meio a um surto da doença e chegou a solicitar adiamento, mas por ter o mínimo de 13 jogadores, regra imposta pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), desde o Brasileirão 2020, a Águia conseguiu entrar em campo.

Clubes que disputam a Copa Nordeste

Atualmente disputam o torneio regional, as seguintes agremiações: CRB/AL, CSA/AL, Bahia/BA, Atlético de Alagoinhas/BA, Ceará/CE, Fortaleza/CE, Floresta/CE, Sampaio Corrêa/MA, Campinense/PB, Botafogo/PB, Sousa/PB, Náutico/PE, Sport/PE, Altos/PI, Globo/RN, Sergipe/SE.

Equipes consultadas, fora da Copa do Nordeste: ASA/AL, Vitória/BA, Jacuipense/BA, Ferroviário/CE, Moto Club/MA, Treze/PB, Santa Cruz/PE, 4 de Julho/PI, River/PI, Flamengo/PI, Fluminense/PI, ABC/RN, América/RN e Confiança/SE.

Todos os dados apresentados são informações oficiais, disponibilizadas pelos próprios clubes, desde o início da temporada de 2022. Todos os 16 clubes que jogam a fase de grupos da Copa do Nordeste e algumas equipes que ficaram de fora, totalizando 30 equipes. 

Em Sergipe

O Sergipe é o clube que viveu a pior situação até aqui. Foram duas partidas da Copa do Nordeste adiadas devido ao surto de covid-19 no time. O clube ficou com apenas 10 atletas disponíveis, número abaixo do exigido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sendo 13 o número mínimo para disputar uma partida.

Os números do Gipão foram disponibilizados através de nota oficial informando que foram 16 atletas e cinco membros da comissão técnica, totalizando 21 pessoas infectadas.

A assessoria do Confiança não divulgou nenhuma informação sobre casos de covid no time. 

São 115 casos oficiais somando as equipes que atuam na fase de grupos da Copa do Nordeste 2022. Esse número certamente é maior. Vale ressaltar, que em média, todas as equipes se reapresentaram nos primeiros dias de janeiro. Logo, o período de tempo desses dados, são de aproximadamente entre 30 a 40 dias de trabalhos.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso