Política
Talysson de Valmir é absolvido pelo TSE após Corte Regional cassar seu mandato
Deputado estadual pelo PR de Sergipe, Talysson de Valmir foi absolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta sexta-feira (28), ao acolher parcialmente o recurso ordinário interposto pelo reformando a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) que determinou a cassação do mandato do parlamentar.
Talysson foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral, após ação ajuizada por opositores, de se beneficiar da prefeitura de Itabaiana por meio do prefeito e pai dele, Valmir de Francisquinho (PR-SE), que pintou os prédios públicos de azul, mesma cor usada na campanha do filho. Para os desembargadores, o episódio contribuiu para desequilibrar o pleito eleitoral.
Contra a decisão da Corte Regional Eleitoral, foi interposto recurso ordinário ao TSE, tendo o relator, em decisão monocrática proferida em abril deste ano, já se manifestado pela desproporcionalidade da sanção aplicada ao parlamentar. Os membros do Tribunal confirmaram o entendimento e afastaram, em decisão colegiada e por unanimidade, a sanção de cassação do mandato.
Sobre a decisão, Talysson de Valmir reafirmou que não só respeita a Justiça, como continuará respeitando as decisões judiciais.
Leia mais
‘Continuo com a consciência tranquila’, diz Talysson de Valmir após TRE manter cassação
Leia os termos de uso