Economia


Micro e pequenas empresas inadimplentes não serão expulsas do Simples Nacional este ano


Publicado 28 de julho de 2020 às 07:53     Por Eduardo Costa     Foto Tomaz Silva/Agência Brasil

A Receita Federal confirmou nesta segunda-feira (27) que as micro e pequenas empresas inadimplentes com o Simples Nacional não deixarão o regime especial em 2020. O pedido feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) levou em conta a crise na economia causada pela pandemia da covid-19, e foi acatado pela Receita.

Com isso, o processo de notificação e suspensão do regime para com as empresas devedoras foi paralisado. Só em 2019, mais de 730 mil empresas foram notificadas pela exclusão do Simples por este motivo – 506 mil foram definitivamente expulsas e 224 mil quitaram as dívidas.

Levantamento do Sebrae e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que as empresas estão iniciando aos poucos a recuperação deste momento difícil. Na pesquisa mais recente realizada pelos dois órgãos, que ouviu 6.470 donos de pequenos negócios entre 25 e 30 de junho, o percentual de perda de faturamento médio estava em 51% – já chegou a bater os 70% no começo da pandemia.

O Sebrae avalia que o Simples Nacional é extremamente importante para estas empresas. Como o serviço unifica a cobrança de tributos federais, estaduais e municipais, isso pode ajudar na recuperação dos pequenos negócios quando a economia for totalmente retomada.

Leia mais:
Confira pagamentos e tributos adiados ou suspensos durante a pandemia
Fortuna de bilionários brasileiros cresce US$ 34 bi na pandemia, diz ONG
Gastos com servidores federais caem 75,2% durante a pandemia do novo coronavírus



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso