Educação


Rede municipal de Aracaju é orientada a não suspender aulas caso alunos testem positivo para covid-19


Publicado 04 de fevereiro de 2022 às 10:01     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / SMS

Os alunos que estudam em turmas dentro da idade contemplada pelo Plano Municipal de Imunização de Aracaju e que testem positivo para a covid-19, a escola não deve suspender as aulas, como é realizado em alguns estabelecimentos educacionais. A orientação foi passada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta quinta-feira (3), para representantes da rede pública e privada através da Nota Técnica nº 03/2022.

“Esse documento serve de base para as escolas padronizarem as medidas de segurança, mas nele também está contido o passo a passo do que fazer nessas situações. Primeiro, a criança ou colaborador deve se afastar por sete dias a partir do início dos sintomas, antes mesmo da confirmação do diagnóstico. Os responsáveis pelos outros alunos devem ser comunicados para monitorar o surgimento de sintomas nos próximos 14 dias”, introduziu a médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde, Fabrizia Tavares.

Entretanto, as crianças e os adultos já vacinados e sem sintomas podem continuar frequentando a escola, sem a necessidade da suspensão das aulas, desde que sejam cumpridas todas as medidas de segurança, entre elas o uso ininterrupto de máscara, a higienização das mãos e a desinfecção frequente dos espaços comuns.

A continuidade das aulas é possível em decorrência da alta cobertura vacinal. Em Aracaju, até o momento, 531.632 pessoas receberam a primeira dose contra a covid-19, e 484.729 foram vacinadas com a segunda. Já os casos suspeitos devem procurar um serviço de saúde mais próximo para avaliação clínica e realização de exame diagnóstico, como o RT-PCR para pesquisa de SARS-CoV-2 ou teste rápido de antígeno.

Isolamento domiciliar
A pessoa sintomática com confirmação laboratorial para covid-19 deve permanecer em isolamento domiciliar por sete dias do início dos sintomas, podendo realizar no quinto dia, nova testagem.

Caso o resultado do teste do quinto dia seja não reagente ou não detectável e a pessoa não apresente sintoma respiratório ou febre nas últimas 24 horas, o isolamento pode ser suspenso. Caso o resultado seja reagente ou detectável ou se mantenham os sintomas, é preciso manter isolamento por dez dias.

Leia mais
Apesar de recomendação do Consórcio Nordeste, Sergipe mantem restrições parciais para festas de Carnaval



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso