Política


Bolsonaro ainda não decidiu se seguirá lista tríplice para escolha de reitor da UFS


Publicado 17 de setembro de 2020 às 09:00     Por Eduardo Costa     Foto Ascom UFS

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ainda não decidiu se seguirá a lista tríplice para nomeação do reitor da Universidade Federal de Sergipe. O caso da UFS se encaixa junto a várias outras instituições no Brasil, que não tiveram o martelo batido pelo presidente. Em nove universidades, Bolsonaro decidiu não respeitar a lista e não escolheu o vencedor da escolha interna.

As informações são do portal Metrópoles. Segundo o levantamento, desde 2019 Bolsonaro recebeu 38 listas tríplices de universidades que tiveram eleições. Destas, ele já tomou as decisões finais em 26, e nove tiveram o segundo ou os terceiros colocados da lista tríplice nomeados, e não o primeiro. Uma delas teve o escolhido fora até dos três apontados.

As outras 12 ainda aguardam parecer da presidência, como é o caso da UFS. A lista tríplice para o cargo de reitor em Sergipe foi definida em julho, com o atual vice-reitor Valter Joviniano de Santana Filho em primeiro, seguido por André Maurício Conceição de Souza e Vera Núbia Santos.

Teoricamente, o presidente está entro da lei. Não existe uma obrigação de que alguém da lista tríplice seja escolhido. Tal lista é definida após uma espécie de eleição na comunidade acadêmica. Mas o que incomoda acadêmicos, segundo a matéria, é que Bolsonaro tem saído da rota de outros governos.

No caso do presidente anterior, Michel Temer, as 11 nomeações feitas por ele seguiram os candidatos mais votados das listas internas. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizará um ato virtual nesta quinta-feira (17) para mostrar a discordância com o comportamento do Executivo.

Leia mais:
Em votação marcada por protestos, vice-reitor lidera lista tríplice para ocupar reitoria da UFS



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso