Política


Com Ibope apontando rejeição, Almeida Lima reafirma que pesquisa eleitoral no Brasil sempre se constitui em fraude


Publicado 10 de outubro de 2020 às 10:42     Por Larissa Barros     Foto Jadílson Simões / Alese

Candidato à prefeitura de Aracaju, Almeida Lima (PRTB), minimizou o resultado da pesquisa Ibope, que avaliou o índice de intenção de votos e a rejeição dos candidatos à prefeito. Em entrevista ao AjuNews, neste sábado (10), o postulante afirmou que mantém o mesmo posicionamento de 15 anos atrás, quando também disputou as eleições.

Almeida Lima apareceu com apenas 5% das intenções de votos, e 42% de rejeição, entre os 504 entrevistados pela pesquisa. De acordo com o candidato, apesar de considerar a pesquisa um instrumento científico real e válido, no Brasil, quase sempre se constitui em uma fraude.

“A pesquisa eleitoral induz o resultado da eleição; induz o eleitor, que tem a mania de não querer votar naquele candidato que pela pesquisa eleitoral aparece derrotado. Todos sabemos que, embora seja um instrumento científico, a pesquisa é feita pelos homens, que têm interesses, que, na maioria das vezes, não são interesses legítimos. A pesquisa não conscientiza o eleitor em nada”, disse.

De acordo com o postulante, em uma pesquisa publicada faltando cerca de 60 dias para uma eleição, aquele candidato que nela se apresenta como derrotado não terá condições de buscar recursos para financiar sua campanha, como a legislação está a orientar.

“Qual o candidato, ou a militância do candidato, que vai continuar a ter ânimo e permanecer na campanha quando ele se apresenta diante de uma pesquisa como um derrotado? Desestimula o candidato, desestimula a militância e faz subir exatamente aquele candidato que se apresenta em condições favoráveis”, concluiu.

Leia mais:
Edvaldo lidera intenções de voto para prefeito em Aracaju, diz Ibope
“Edvaldo Nogueira e Márcio Macêdo são a mesma coisa”, avalia Almeida Lima



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso