Eleições


Em meio a pandemia, eleitores de Aracaju destacam mais organização nos locais de votação


Publicado 15 de novembro de 2020 às 14:00     Por Fernanda Sales     Foto Fernanda Sales / AjuNews

As eleições municipais ocorrem de forma atípica este ano por causa da pandemia de covid-19. Apesar das recomendações sanitárias para o uso da máscara, álcool em gel e o distanciamento social nos locais da votação, alguns eleitores, em entrevista ao AjuNews, destacaram que não sentiram dificuldades para votar esse ano em Aracaju e que houve mais organização dos colégios e locais de votação, comparando às eleições anteriores.

De acordo com o autônomo de informática, Marcelo de Oliveira, que vota no Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte, na Zona Sul de Aracaju, as eleições desse ano foram mais organizadas do que as dos outros anos. “Antes da pandemia era aquele ‘burburinho’, agora as campanhas e as carreatas estavam mais disciplinadas do que as anteriores e nos locais de votação a organização está muito boa. Cheguei na minha seção e votei rapidamente”, explicou.

Sobre o pleito eleitoral, o autônomo Marcelo acrescentou que não vê necessidade para tantos candidatos a vereador por Aracaju. “Na minha opinião, não deveria ter tantos candidatos a vereadores. Mas, para prefeito, tem gente nova no pedaço. Vai depender muito da instrução e necessidade de cada cidadão, em votar naquele que lhe melhor servir. Eu mesmo não voto sempre no mesmo, procuro mudar, busco o histórico dos novos candidatos, em qualquer eleição. Também gostaria que as pessoas votassem com mais cautela, analisar o candidato e ver se a proposta está de acordo com o que ele necessita. Sou contrário a reeleição, não só para prefeito como para os outros cargos políticos”, destacou o eleitor aracajuano.

A professora aposentada, Lígia Prudente, destacou que não sentiu dificuldade de votar mesmo com a pandemia. “Infelizmente estamos vivendo esse momento de pandemia e todo cuidado é pouco, mas a gente tem que considerar que algumas coisas precisamos cumprir. Já estamos tão imbuídos com o ‘tal novo normal’ que falam, que a gente precisa tocar a vida pra frente. Claro que com todos os cuidados preventivos. Mas nada pode parar e achei bem controlado e bem distribuído os locais de votação, com as pessoas cumprindo o distanciamento. Esse é o meu último ano que sou obrigada a votar, mas valorizo muito o meu poder de voto”, afirmou a eleitora que vota no Colégio Dom Luciano.

Já a pedagoga Taiane Michele, 26 anos, contou que sentiu um pouco de receio de sair de casa nesta eleição, mas se sentiu tranquila ao perceber a organização para votar com segurança. “Mesmo com medo do vírus, vim votar assim mesmo e fiquei mais tranquila quando cheguei e vi que estava organizado. Mesmo com filas, as pessoas estão cumprindo as regras e não senti nenhuma dificuldade. Achei tranquilo votar esse ano”, disse a eleitora.

Cobertura jornalística
AjuNews realiza a cobertura das eleições municipais, em Sergipe, neste domingo (15). A equipe trará as principais informações da capital e do interior do estado. Ao longo do dia, a reportagem acompanha a votação dos prefeituráveis na capital sergipana, acontecimentos importantes que marcam o pleito, cobertura das votações e resultado da apuração no 1º turno (confira acessando aqui).

Você repórter
Flagrou alguma irregularidade, quer fazer uma denúncia? Envie para nosso WhatsApp 79 98132-6891.

Leia mais:
Saiba como consultar local de votação, zona e seção eleitorais
Em dia decisivo, candidatos à prefeitura de Aracaju avaliam disputa eleitoral
Conheça as funções do e-Título, aplicativo que substitui o título de eleitor impresso
‘Vamos eleger uma bancada forte do PSOL na Câmara de Aracaju’, diz Alexis Pedrão
Lúcio Flávio afirma que sua campanha foi um ‘marco na história política de Sergipe’
‘Está nas mãos da sociedade’, diz Edvaldo sobre novo prefeito de Aracaju
Danielle vota na companhia do vice e familiares: ‘A população de Aracaju quer mudança’
‘Estou com muita convicção que estaremos no segundo turno’, diz Márcio Macêdo



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso