Política


Partido que mais cresceu entre vereadores no Brasil, DEM teve aumento de quase 69% de eleitos em Sergipe


Publicado 25 de novembro de 2020 às 12:43     Por Eduardo Costa     Foto José Cruz/Agência Brasil

Partido que mais cresceu em número de vereadores em todo o Brasil entre as eleições de 2016 e de 2020, o DEM teve um aumento de 68,7% entre candidatos eleitos em Sergipe neste ano. Entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, a quantidade saltou de 32 para 54 nomes vencedores nas urnas.

Nacionalmente, o crescimento do DEM foi o maior registrado. Segundo o colunista Cláudio Humberto no blog Diário do Poder, foram 4.169 eleitos em todo o Brasil, representando um salto de 43,5%. Em Sergipe, o aumento foi de quase 69%, superando proporcionalmente a média nacional.

Em comparação com 2016, eram 32 candidatos eleitos, representando 3,4% dos nomes em todo o estado. Agora em 2020 já são 54, com 5,74% de proporção. Ou seja: além dos números brutos, proporcionalmente o DEM registrou mais candidatos em Sergipe.

Fazendo uma espécie de “classificação”, o DEM foi o sétimo partido com mais nomes eleitos em Sergipe em 2020. A lista é liderada pelo PSD (do governador Belivaldo Chagas), seguido por MDB e PP. Em seguida aparecem PL, PSC, PT, e então está o DEM. Fecham os dez primeiros: PSB, Cidadania e Republicanos.

Nos 75 municípios sergipanos, foram três prefeitos do DEM eleitos. Representam o partido: Layana Costa em Cedro de São João, Danilo de Joaldo em Itabaianinha, e Júnior de Amintas em Itabi.

Leia mais:
Número de partidos representados na Câmara de Aracaju irá dobrar a partir de 2021
Eleições 2020: Centrão cresce, PT encolhe e PSol surpreende na disputa eleitoral



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso