Política


Presidente do PT afirma que sigla vai apoiar Edvaldo no segundo turno em Aracaju


Publicado 18 de novembro de 2020 às 08:43     Por Adelia Felix     Foto Divulgação

Presidente do PT em Sergipe, o deputado federal João Daniel confirmou que o partido vai apoiar o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) no segundo turno das eleições municipais em Aracaju. Segundo o petista, a Rede e o Pros, siglas que integraram a coligação do candidato Márcio Macêdo (PT), também devem anunciar apoio ao atual gestor.

No próximo dia 29, o pedetista enfrenta a delegada Danielle Garcia na disputa. Nas urnas, o prefeiturável petista obteve 9,55%, um total de 25.070 votos. Segundo o deputado, o apoio oficial deve ser divulgado entre esta quarta (18) e quinta-feira (19).

“Nós não ficaremos neutros. O PT vai orientar. Não podemos apoiar o candidato que teve e tem papel retrógrado, que trata setores conservadores, setores fascistas da sociedade brasileira, precisamos apoiar em todo Brasil os setores progressistas. […] A candidata Danielle representa esses setores”, disse em entrevista à rádio Fan FM, nesta quarta-feira (18).

Na campanha eleitoral, Márcio fez duras críticas à gestão de Edvaldo. Ele questionou as prioridades da administração municipal durante a pandemia de covid-19, apontando, inclusive, suspeitas sobre os gastos.

O rompimento com o prefeito Edvaldo aconteceu em janeiro deste ano, quando a sigla decidiu lançar Márcio como candidato na disputa municipal. Naquela época, o espaço do PT na prefeitura de Aracaju era na Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Com a quebra de aliança, após a saída do professor Cássio Murilo Costa da entidade, todos os comissionados contratados em sua gestão foram exonerados.

As críticas feitas por petistas logo após a saída da gestão de Edvaldo chegaram a ser ironizadas pelo deputado federal Fábio Mitidieri (PSD). “O PT participou da gestão no primeiro mandato de Edvaldo como prefeito e agora também. Até bem pouco tempo Edvaldo era um bom gestor, agora não é mais? O nome disso é cuspir no prato que comeu. Não acho que isso seja correto”, disse em entrevista à Rádio Fan FM, em agosto deste ano.

Com o apoio do PT e se a Rede e o Pros também confirmarem que sobem ao palanque de Edvaldo, o atual gestor contará com apoio de 12 partidos. A coligação dele é formada pelo PCdoB, PSD, PDT, MDB, PV, PP, PSC, SD e Republicanos.

Até o momento, o delegado Paulo Márcio foi o único que declarou apoio à candidata Danielle. O deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB), também derrotado no primeiro turno, afirmou que vai se manter “neutro” no segundo turno.

 

Leia mais
Edvaldo Nogueira é uma peça de marketing e se entregou à direita, diz Márcio Macêdo
‘O nome disso é cuspir no prato que comeu’, diz Mitidieri sobre críticas do PT à gestão de Edvaldo
Todos comissionados da Funcaju são exonerados após PT entregar cargos
‘Nós precisamos retomar o planejamento da cidade, que foi extinto por Edvaldo’, diz Márcio



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso