Política


Sergipe tem cinco deputados candidatos a prefeito nas eleições de 2020


Publicado 19 de outubro de 2020 às 12:21     Por Eduardo Costa     Foto Arquivo/Agência Brasil

Sergipe irá contar com quatro deputados estaduais e um deputado federal como candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2020. Os deputados estaduais Dilson de Agripino (Cidadania), Dr. Samuel Carvalho (Cidadania), Ibrain Monteiro (PSC) e Rodrigo Valadares (PTB), e o deputado federal Fábio Reis (MDB) estão espalhados em corridas eleitorais.

Dilson de Agripino busca a eleição em Tobias Barreto. Ele tenta o terceiro mandato: antes de ser eleito deputado estadual em 2018, foi prefeito da cidade no Centro-Sul sergipano de 2009 a 2016. Já Dr. Samuel Carvalho concorre em Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju, assim como em 2016 (quando não teve sucesso).

Ibrain Monteiro concorre pela primeira vez em Lagarto, no Centro-Sul, após já ter sido eleito vereador em 2016. Ele é filho de Valmir Monteiro, ex-prefeito da cidade. Também em Lagarto concorre o deputado federal Fábio Reis. Ele é congressista em Brasília desde 2011 e substitui seu irmão, Sérgio Reis, que teve candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por fim, Rodrigo Valadares concorre a prefeito da capital Aracaju. O deputado estadual concorreu a um cargo público pela primeira vez justamente para o posto que ocupa em 2018, e é um dos “novatos” na disputa pelo Executivo municipal.

Ao todo no Brasil, segundo dados do TSE, são 181 deputados estaduais e federais, além de dois senadores concorrendo a cargos públicos este ano. O número, no entanto, é 20,4% menor do que no pleito de 2016, quando 230 parlamentares disputaram cargo de prefeito e vice-prefeito em cidades brasileiras.

Leia mais:
Eleição para prefeito em Aracaju terá maior número de candidatos pela primeira vez nas últimas duas décadas
Inelegível pelo STJ, Sérgio Reis anuncia deputado Fábio Reis em seu lugar na disputa pela prefeitura de Lagarto



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso