Justiça


TSE recebe mais de mil denúncias de disparos em massa no WhatsApp


Publicado 29 de outubro de 2020 às 07:41     Por Agência Brasil     Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta quarta-feira (28) que recebeu 1.037 denúncias de disparos em massa de mensagens no WhatsApp. As contas do aplicativo são suspeitas de disseminar conteúdos falsos durante as eleições municipais. As denúncias foram recebidas entre 27 de setembro e 26 de outubro.

Após passarem por um processo de checagem, 17 foram descartadas por não estarem relacionadas com as eleições. Foram enviadas para providências da plataforma 1.020 denúncias, que realizou o banimento de 256 contas.

Os números fazem parte dos primeiros resultados da parceria entre o TSE e a empresa para combater às fake news durante a campanha eleitoral.

No início da campanha, o tribunal lançou uma plataforma de denúncias. Para informar sobre mensagens suspeitas de disparos em massa, basta preencher um formulário, que está disponível no site do TSE.

Devido à pandemia de covid-19, o primeiro turno das eleições deste ano foi adiado de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro. Os eleitores vão às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Leia mais:
Tobias Barreto: Prefeito acusa oposição de usar robôs para disparar fake news contra ele
Justiça Eleitoral determina que prefeito de Poço Verde interrompa disparo em massa e impulsionamento de mensagens



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso