Mundo


A seis meses da Olimpíada, Japão declara estado de emergência para conter covid-19


Publicado 07 de janeiro de 2021 às 17:22     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação

O governo do Japão declarou estado de emergência de um mês na capital Tóquio e em três cidades vizinhas, nesta quinta-feira (7). A decisão foi tomada para conter a disseminação da covid-19 após o país atingir o recorde de mais de sete mil casos em menos de 24 horas.

“Declaramos o estado de emergência porque se teme que a rápida disseminação do novo coronavírus por todo país terá um impacto significativo na vida de seus habitantes e na economia”, disse o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, durante uma reunião com especialistas.

De acordo com as autoridades, o período de restrição deve ser de 8 de janeiro a 7 de fevereiro nas prefeituras de Tóquio, Saitama, Kanagawa e Chiba, o equivalente a cerca de 30% da população. No entanto, outras cidades japonesas devem pedir a implementação do estado de emergência ao governo.

De tal forma, faltando pouco mais de seis meses para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, adiados no ano passado por causa da pandemia da covid-19, há o risco de um novo adiamento, ou mesmo cancelamento, do evento esportivo, programado para acontecer de 23 de julho a 8 de agosto.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso