Esporte
Após 16 anos, jornalista Mauro Cezar Pereira anuncia saída da ESPN
O jornalista Mauro Cezar Pereira anunciou neste sábado (2) que está de saída da ESPN após 16 anos. A notícia foi confirmada pelo próprio Mauro em um texto no seu Instagram. Ele afirmou que não aceitou a proposta do canal do grupo Disney, que falava em exclusividade de conteúdo, sem abertura para canais em outras mídias.
“Recentemente, lá de fora, veio outra alteração que modifica a relação com funcionários. A inflexível proposta do grupo para renovar contrato trazia em anexo um ‘cadeado’ onde se lia ‘exclusividade’! E sem grandes contrapartidas. Em 2021? Nessa altura da vida, com quase 38 anos de carreira? Abrir mão de tudo? Seria frustrante, além de um retrocesso profissional”, afirmou Mauro.
Ver essa foto no Instagram
Mauro Cezar agradeceu à ESPN pela tentativa em mantê-lo na empresa, mas afirmou que o canal “não é mais o mesmo lugar”. “A ESPN não é mais o mesmo lugar. Mudou, deixou de ser meu habitat. Melancólico admitir, mas como disfarçar? Direito dela, claro”, escreveu. “Mesmo sem êxito, agradeço o empenho da diretoria brasileira, que tentou minha permanência, reconhecendo meu valor profissional”, acrescentou.
Como relembrou o próprio Mauro Cezar Pereira, ele começou na ESPN em 2004. À época ele foi sugerido ao então diretor do canal esportivo, José Trajano, pelo comentarista Paulo César Vasconcellos, que hoje trabalha no Grupo Globo.
Na manhã deste domingo (3), Mauro voltou ao Instagram e escreveu um texto de agradecimento, explicando seus futuros passos profissionais. Até o momento da nova postagem, o texto inicial com o anúncio da decisão já havia ultrapassado os 6,7 mil comentários. Seu nome foi um dos principais assuntos nas redes sociais durante todo o dia.
“Fica aqui o meu agradecimento sincero pelas palavras carinhosas, de respeito profissional e incentivo vindas de tanta gente. Não imaginava tamanho retorno e energias tão positivas, sendo eu um desses jornalistas forjados na máquina de escrever que têm a velha mania de dizer o que pensam, certos ou não, algo que costuma incomodar quem prefere ouvir e ler fantasias”, afirmou Mauro.
Ao portal UOL, a Disney, que está promovendo uma reestruturação nos canais ESPN e Fox Sports (detém os direitos de ambos), afirmou: “A reformulação faz parte do planejamento da Companhia que seguirá investindo em sua programação esportiva, contando com um extenso portfólio de direitos, além de uma equipe de jornalismo referência junto aos fãs de esportes”.
Leia os termos de uso