Esporte
Comoção popular e confusão marcam início do velório de Maradona na Argentina; veja vídeo
Começou na manhã desta quinta-feira (26) o velório de Diego Armando Maradona na Argentina, com uma grande comoção popular e com confusão. O ídolo máximo argentino está sendo velado na Casa Rosada, em Buenos Aires, sede do governo do país, um dia após a sua morte aos 60 anos por conta de uma parada cardiorrespiratória. A estimativa é de que cerca de um milhão de pessoas participem do funeral.
A cerimônia começou perto das 6h desta quinta (26). Pouco depois, por volta das 7h30, houve confusão e um princípio de confronto entre torcedores e policiais, e grades em volta da Casa Rosada chegaram a ser arremessadas. Mas logo o problema foi contido, e próximo das 8h a situação já estava normalizada.
A comoção e a mobilização popular são gigantescas na Argentina para o velório de Maradona. Na porta da Casa Rosada o fluxo é mais controlado, mas do lado de fora tem sido registrado que várias pessoas tentam entrar ao mesmo tempo. Diego é considerado o maior jogador da história da Argentina, onde teve como sua glória máxima o título da Copa do Mundo de 1986.
#VIDEO ??| Centenares de personas comenzaron a hacer fila frente a la Casa Rosada (Gobierno de Argentina) para poder ingresar a despedir al leyenda del fútbol Maradona.
En medio del tumulto, algunos asistentes empujaron y lanzaron piedras. #45Segundos pic.twitter.com/RYidFwPGKn— 45 Segundos Colombia (@45SegundosCom) November 26, 2020
O governo do país decretou luto oficial de três dias pela morte de Maradona. O presidente Alberto Fernández declarou: “Você nos levou ao mais alto do mundo. Você nos fez imensamente felizes. Você foi o maior de todos. Obrigado por ter existido, Diego. Vamos sentir sua falta o resto da vida”.
Diego Maradona faleceu na tarde desta quarta-feira (25). Ele havia realizado uma cirurgia após ter um hematoma no cérebro, e ficou internado por duas semanas até deixar o hospital. Ídolo da seleção argentina e de clubes como Boca Juniors e Napoli, e um dos maiores jogadores da história, Maradona deixa uma legião de fãs e uma idolatria quase divina na Argentina.
Leia mais:
“Vamos bater uma bola juntos lá no céu”, diz Pelé sobre Maradona
Morre Diego Maradona após parada cardiorrespiratória, diz jornal
Leia os termos de uso