Esporte
‘Hoje, qualquer coisa que se possa dizer contra um negro é sempre sinal de racismo’, diz Jorge Jesus
O técnico Jorge Jesus foi confrontado sobre o assunto que parou uma partida da Champions League na terça-feira (8). Para o comandante do Benfica, estão “na moda” acusações de racismo como a que aconteceu durante o confronto entre Paris Saint-Germain e Ístanbul Basaksehir.
“Não sei o que aconteceu, o que se falou, o que se diz, mas hoje está muito na moda isso do racismo. Como cidadão tenho direto de pensar à minha maneira e só posso ter uma opinião concreta se souber o que se disse naquele momento. Porque hoje qualquer coisa que se possa dizer contra um negro é sempre sinal de racismo. A mesma coisa dita contra um branco já não é sinal de racismo. Está se implantando essa onda no mundo. Se calhar, até houve algum sinal de racismo com esse treinador, mas eu não sei o que disseram”, disse o português em entrevista coletiva.
Durante o jogo, o atacante Demba Ba acusou o quarto árbitro de racismo. Atletas das duas equipes decidiram não dar sequência ao jogo e gerou uma onda de manifestações antirracistas fora dele. O confronto válido pela última rodada da fase de grupos da competição europeia foi remarcado para esta quarta-feira (9), às 14h55, no Parque dos Príncipes.
O assistente técnico Pierre Webó acusou o quarto árbitro de tê-lo insultado de forma racista. Todos os jogadores se retiraram do campo em apoio ao profissional.
Pierre acabou expulso de campo. Mas a revolta dos jogadores só foi aumentando. Demba Ba foi o mais enfático: continuou relutante pela suspensão do jogo. Os jogadores do PSG também endossaram os pedidos e todos foram aos poucos deixando o gramado.
“Quando você fala de um homem branco, você nunca diz “esse cara branco”, você diz “esse cara”. Então por que quando você menciona um jogador preto, você tem que dizer “esse cara preto”?”, disse Demba Ba em questionamento ao quarto árbitro Sebastian Coltescu.
“Está muito na moda isso do racismo. Hoje, qualquer coisa que se possa dizer, contra um negro, é sempre sinal de racismo. Se for contra um branco, já não é sinal de racismo.”
Jorge Jesus.
(? TVI) pic.twitter.com/sLrUeLosxr
— Planeta do Futebol ? (@futebol_info) December 9, 2020
Demba Ba confrontou o quarto árbitro: "Porque é que quando mencionas um jogador preto, tens de dizer 'aquele jogador preto'?" pic.twitter.com/0RWD2CVajy
— B24 (@B24PT) December 8, 2020
Leia os termos de uso