Esporte
Inclusão: UFS e Governo de Sergipe estudam implantação de Centro de Referência do Paradesporto
A implantação de um Centro de Referência do Paradesporto foi tema de uma reunião entre o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, e a superintendente especial de Esporte do Governo de Sergipe, Mariana Dantas, nesta terça-feira (9). O paradesporto é um grupo de modalidades esportivas que são praticadas por pessoas com deficiência.
De acordo com o reitor, a viabilização do centro está sendo discutida com o Governo do Estado. Valter também destacou a importância do centro. “A intenção é formar atletas que vão representar não só Sergipe em competições internacionais, mas o Brasil, logrando o êxito que a gente espera e modificando a vida das pessoas, pois o paradesporto entra em um cenário muito importante de inclusão daqueles que, por algum motivo, se sentiam à parte, mas que pelo esporte podem retomar um propósito de vida”.
Para a superintendente especial de Esporte do Governo de Sergipe, Mariana Dantas, a reunião teve resultados positivos. “Viemos para uma reunião com o reitor e seus técnicos para avaliar a implantação de um Centro de Referência do Paradesporto aqui em Sergipe. Obviamente a UFS não poderia estar de fora dessa negociação, uma vez que já faz um trabalho de excelência no âmbito do paradesporto. Viemos fazer esses ajustes para que a gente conclua essa parceria e em breve possamos oferecer um melhor serviço para toda a sociedade”, ressaltou Mariana.
A superintendente ainda informou que está sendo alinhada uma reunião com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para definir um cronograma de execução. “O primeiro passo é fazer esse cronograma, para que logo em breve possamos ter esse centro em funcionamento, beneficiando assim a sociedade”, ressaltou.
Além do reitor e da superintendente, participaram da reunião a pró-reitora de Extensão da UFS, Sueli Pereira; o professor Ailton Oliveira, chefe do Departamento de Educação Física da UFS, Marcelo Haiachi, professor do Departamento de Educação Física da UFS e Eliene Bastos, coordenadora do Centro de Referência Paralímpico do Brasil.
Leia os termos de uso