Esporte
Menino relata racismo durante jogo de futebol em Goiás: ‘Fecha o preto”
Um suposto caso de racismo durante competição de futebol de base na cidade de Caldas Novas, em Goiás, foi denunciado pelo treinador da equipe Uberlândia Academy, Adriano Santos. No vídeo divulgado nas redes sociais, o jovem Luiz, 11 anos, aparece chorando e acusando o treinador do time rival de chamá-lo de preto. O caso ocorreu nesta quinta-feira (17) e foi divulgado pelo Observatório de Discriminação Racial no Futebol.
“Tinha um aqui, o zagueiro, e eu estava no meio deles. Aí o outro cara (técnico do time adversário) estava vindo aqui toda hora e falando ‘fecha o preto, fecha o preto’, Aí eu guardei para falar com os pais no final”, disse Luiz no vídeo.
De acordo com o site do Observatório, o jogo da escolinha de Uberlândia, cidade do Triângulo Mineiro, era contra o Instituo S. E. T. e terminou com o placar de 3×1 a favor de seu time. Ao site, Adriano relatou que não falou com os membros da equipe adversária, pois foram disputados dois jogos seguidos, mas que um pai que estava presente no local viu o jovem saindo de campo ao fim do duelo e o procurou.
“Nós chamamos a Polícia, fizemos um B.O., tentamos resolver de forma amigável, pelo menos um pedido de desculpas. Eles, lamentavelmente, postaram que a gente praticou racismo contra o técnico que nem negro é, uma mentira, que manipulamos a criança. Mas o Luiz está bem, os pais estão chegando, pedi para que eles viessem, participassem da entrevista, da audiência, nós como escola vamos dar todo o suporte”, detalhou.
Adriano explicou as próximas medidas a serem tomadas. “O Fórum só volta com as atividades em 11 de fevereiro. O Alberto (advogado) vai entrar com um processo no Ministério Público daqui, amanhã teremos uma audiência na Vara e Infância, e os pais dele vão chegar e vão conosco. O Luiz está bem, estamos em uma pousada, ele está com os garotos do time”, explicou.
Veja vídeo:
Mais um caso de racismo no futebol brasileiro. Um caso nas categorias de base e cometido por quem deveria estar ali pra ensinar e ser exemplo.
(Essas lágrimas são de cortar o coração 😢)#ChegadePreconceito pic.twitter.com/ZZBcVParB7
— Observatório Racismo (@ObRacialFutebol) December 17, 2020
Leia os termos de uso