Esporte
Pela primeira vez na história dos pontos corridos, Série B termina sem nordestinos no G-4 e Z-4
Pela primeira vez na história dos pontos corridos, a Série B do Campeonato Brasileiro ficou sem nordestinos no G-4, grupo dos quatro times que sobem à Série A; e no Z-4, grupo dos quatro que caem para a Série C. Além do Confiança, os outros cinco nordestinos que disputaram a competição repetem a dose em 2021: CSA, CRB, Náutico, Sampaio Corrêa e Vitória.
O Confiança, que tinha como objetivo a permanência, brigou até o fim e conseguiu sua vaga. Outros três nordestinos também disputaram a fuga do rebaixamento até o fim, e ficaram na porta do Z-4. O Dragão foi o 15º, logo abaixo do Vitória e logo acima do Náutico. Em 17º veio o Figueirense, primeiro dos rebaixados.
Na parte de cima, uma história até certo ponto semelhante. CSA e Sampaio Corrêa ficaram perto do G-4, mas não conseguiram o acesso à Série A, terminando respectivamente na quinta e sexta colocações. O Cuiabá, quarto, fechou a zona de classificação. O único nordestino no meio da tabela foi o CRB, em 10º.
Desde que os pontos corridos foram instalados com 20 clubes na Série B, em 2006, nunca o Nordeste havia ficado sem acesso ou rebaixamento. Logo de cara, em 2006, veio o melhor aproveitamento: Sport, Náutico e América-RN subiram, e ninguém caiu.
Além de 2006 e 2020, em 2019 nenhum nordestino foi rebaixado. Em compensação, em 2008 e 2014, ninguém da região foi promovido à Série A. Em 2009 e 2017, foram três times do Nordeste caindo à Série C: Fortaleza, Campinense e ABC no primeiro; Santa Cruz, novamente ABC e Náutico no segundo.
O ABC, inclusive, é o recordista de quedas, com três desde a adoção dos pontos corridos. Já nos acessos, quem mais subiu foi o Sport, com quatro campanhas de G-4,
Ainda não se sabe quantos nordestinos jogarão a Série B em 2021. Estão garantidos apenas os seis que ficaram, visto que nenhum subiu da Série C. Em compensação, Bahia, Fortaleza e Sport brigam contra o rebaixamento na Série A, que vai até fevereiro.
Leia mais:
Confiança perde para a Chapecoense, mas confirma permanência na Série B do Brasileirão 2021
Leia os termos de uso