Mundo
Uefa veta iluminação arco-íris pró-LGBT em jogo da Eurocopa
A entidade máxima do futebol europeu, a União das Associações Europeias de Futebol (Uefa), rejeitou, nesta terça-feira (22), a proposta da cidade de Munique, na Alemanha, para iluminar a fachada do estádio Allianz Arena com as cores do arco-íris, em demonstração de apoio à comunidade LGBT.
“A Uefa é uma organização politicamente e religiosamente neutra”, afirmou em nota o órgão máximo do futebol europeu. “Dado o contexto político do pedido – uma mensagem cujo alvo é uma decisão tomada pelo Parlamento Nacional da Hungria – a Uefa se vê na obrigação de recusar.”
A ideia seria colocada em prática na ocasião da partida entre as seleções da Alemanha e Hungria pela Eurocopa, como forma de protesto a uma nova lei húngara que promove a exclusão social das comunidades LGBT. O prefeito de Munique, Dieter Reiter, lançou a iniciativa no intuito de enviar um sinal de solidariedade a esses grupos.
A lei aprovada proíbe o que chama de “promoção de homossexualidade para menores de idade”, além de tornar ilegal programas educacionais ou materiais onde a homossexualidade seja mencionada.
A Uefa ainda sugeriu outras datas para a iluminação do estádio com as cores do arco-íris como no Dia do Orgulho Gay, ou Christopher Street Day (CSD), como é conhecido no país, ou durante a Semana do Orgulho Gay de Munique, entre 3 e 9 de julho.
Leia mais
Vasco será o primeiro clube brasileiro a lançar uniforme oficial em apoio à causa LGBT
Leia os termos de uso