Justiça


Alexandre de Moraes prorroga por seis meses inquérito das fake news com mira em aliados de Bolsonaro


Publicado 02 de julho de 2020 às 09:00     Por Peu Moraes     Foto Rosinei Coutinho/ Supremo Tribunal Federal

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, prorrogou por mais seis meses o inquérito das fake news, que tem como alvo investigar ameaças e disseminação de notícias falsas contra integrantes da corte nas redes sociais. A informação foi publicada pelo jornal Folha de São Paulo, nesta quarta-feira (1º).

A decisão de Moraes foi curta, o magistrado afirmou que as apurações seriam finalizadas em 15 de julho, mas que é necessário dar prosseguimento ao caso ao menos até 15 de janeiro. O inquérito investiga deputados, empresário e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e representa um dos principais pontos de tensão entre o Palácio do Planalto e o STF.

A investigação é alvo de controvérsia por ter sido aberta pelo presidente da corte, ministro Dias Toffoli, de ofício, ou seja, sem provocação da Procuradoria-Geral da República (PGR). Também é contestado o fato de Toffoli ter indicado Moraes para relator sem realizar sorteio entre todos os ministros, como ocorre normalmente.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso