Justiça


Bolsonaro considera indicar Aras para o Supremo, diz jornal


Publicado 11 de maio de 2020 às 08:06     Por Redação AjuNews     Foto José Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) avalia indicar o procurador-geral da República, Augusto Aras, para o Supremo Tribunal Federal (STF) após a saída do ex-ministro Sergio Moro. As informações foram publicadas pela Folha de São Paulo, nesta segunda-feira (11).

Segundo o jornal, no último mês, dois aliados do presidente sugeriram, em encontros no Palácio da Alvorada, que Bolsonaro leve em consideração o nome do atual chefe do Ministério Público Federal (MPF) para a vaga.

Relatos feitos ao veículo apontam que o presidente avaliou que Aras é um bom nome, mas disse que uma indicação dependerá de sua postura em relação ao governo até o ano que vem —quando será abertura uma segunda vaga sob Bolsonaro.

A atuação do procurador-geral tem, no geral, agradado o presidente, que costuma se referir a Aras, de acordo com assessores presidenciais, como um aliado estratégico de sua gestão.

Mas, ainda de acordo com o jornal, recentemente, Bolsonaro reclamou de pedido feito pela PGR ao STF para ter acesso a cópia de gravação de uma reunião promovida no dia 22 de abril no Palácio do Planalto.

Aras também solicitou o depoimento dos ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Walter Braga Netto (Casa Civil).

Segundo deputados bolsonaristas, o presidente avaliou as solicitações como desnecessárias, mas foi convencido pelos aliados de que, neste momento, o procurador-geral precisa dar resposta às cobranças de que adote uma postura de independência.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso