Justiça


CNJ julga desembargador que humilhou guardas em Santos na terça-feira (25)


Publicado 23 de agosto de 2020 às 08:02     Por Peu Moraes     Foto Reprodução / Instagram

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pautou para a próxima terça-feira (25), o julgamento de três ações apresentadas contra o desembargador Eduardo Siqueira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que foi filmado humilhando guardas municipais de Santos (SP) após ser multado por andar sem máscara. As informações foram publicadas pelo colunista Fausto Macedo, do jornal Estadão, neste domingo (23).

De acordo com o jornalista, uma das ações previstas para serem analisadas é a reclamação disciplinar aberta pelo corregedor-nacional de Justiça, ministro Humberto Martins. O CNJ listou cinco condutas do magistrado no episódio que teriam ferido a Lei Orgânica da Magistratura e o Código de Ética da Magistratura, além do Código Penal e da própria Lei de Abuso de Autoridade.

Ainda conforme a publicação, o levantamento enviado ao CNJ pelo Tribunal de Justiça de São Paulo indicou que o desembargador Eduardo Siqueira foi alvo de 42 procedimentos disciplinares na corte bandeirante em mais de 15 anos. A maioria dos casos foi arquivada, e nenhum resultou em punição grave. O caso mais antigo data de 1987.

Leia mais
Desembargador que humilhou guarda em Santos é visto novamente andando sem máscara na praia
Desembargador que humilhou guardas municipais pede desculpas: “Me exaltei desmedidamente”
Advogado pede desculpas após apoio a desembargador que desrespeitou guarda em Santos
Secretário de Segurança de Santos diz não conhecer desembargador que humilhou guarda municipal



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso